ATENÇÃO! Esteja alerta para propagandas enganosas! A CDL/SCPC não notifica por e-mail, a inclusão de nomes no banco de dados de inadimplentes. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco e informe-se: (51) 3434.2020.
Abaixo, as dúvidas mais frequentes dos consumidores no dia-a-dia do balcão de atendimento do SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, referente a débitos, cheques, consultas, perda de documentos e inclusões no sistema.
CONSULTAS DE CPF
Informamos que as consultas ao CPF por parte do consumidor sejam realizadas somente em nossos canais digitais:
• App do Consumidor Positivo: http://www.consumidorpositivo.com.br/app
• Portal do Consumidor Positivo: http://www.consumidorpositivo.com.br
@CDLViamao | Conexão para o Desenvolvimento
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Como faço para saber se meu nome está registrado no sistema?
Informações sobre eventuais registros existentes na base de dados do SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, podem ser obtidos, sempre pessoalmente e mediante documento com foto atualizado (RG, CNH, CTPS ou Documentos de Orgãos de Classe e o número do CPF), em nosso balcão de atendimento na Rua Coronel Mário Antunes da Veiga, 254 - Centro de Viamão/RS. Horário de atendimento: Das 9h00 às 12h e das 13h30 às 17h de Segunda a Sexta. Não abrimos aos sábados, domingos e feriados.
Observação: Não serão aceitos para efetivação da consulta documentos vencidos, Xerox, Crachás, documentos rasurados e/ou danificados (abertos, replastificados, emissão muito antiga – foto desatualizada, etc). A consulta somente será fornecida ao titular do documento ou ao procurador devidamente identificado (Procuração com firma reconhecida). Em respeito e proteção ao consumidor não fornecemos quaisquer informações por telefone ou e-mail.
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Posso consultar para outra pessoa?
As consultas devem ser feitas pessoalmente com um documento de identificação e o número do CPF, porém para consultar para terceiros, somente perante procuração com firma reconhecida e documento de identificação de seu devido procurador.
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Perdi meus documentos, o que fazer?
Quando há perda de documentos, deverá ser registrada imediatamente uma ocorrência policial na delegacia de polícia. A partir do registro na polícia, a ocorrência policial deve ser levada ao balcão de atendimento do SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito de sua cidade para registro desta informação na base de dados, evitando futuras fraudes e falsificações.
Quando estiver portando segunda via dos documentos deverá ser informado no balcão de atendimento do SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito munido de documento com foto e CPF onde será inserido os dados de data de emissão do novo documento no sistema.
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Recebi uma carta, avisando que o meu nome está sendo incluído no banco de dados de devedores. Como eu faço para consultar meu nome?
Compareça ao balcão de atendimento do SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito de sua cidade, munido, obrigatoriamente, de documentos de identificação (RG e CPF) e solicite uma consulta. A entidade que o atender poderá verificar quais as empresas incluíram registros de inadimplência em seu nome. No caso de um registro recente (incluído nos últimos 10 dias), a informação poderá não aparecer, pois esta só fica disponível para consultas após 10 (dez) dias da data da inclusão. Na carta que você recebeu está indicado o nome da empresa que solicitou a inclusão.
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Estou registrado, porém desconheço o débito. O que fazer?
Vá até o balcão de atendimento do SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito de sua cidade, munido de documentos (RG e CPF) e solicite uma consulta, identificando a empresa que promoveu a inclusão do registro de débito.
De posse desta informação, mantenha contato com a empresa e verifique do que se trata o registro, verificando as opções disponíveis para a regularização da situação. Após pago o débito existente ou renegociada a dívida, a empresa procederá ao cancelamento do registro junto ao banco de dados do SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito e seu crédito será restabelecido.
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Como devo fazer para pagar minha dívida?
Faça contato com a empresa com a qual você está em débito. Caso não saiba qual é a empresa ou onde ela está localizada, compareça ao balcão de atendimento do SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito de sua cidade, munido de documentos (RG e CPF) e solicite uma consulta, identificando a empresa que promoveu a inclusão. A entidade que presta o atendimento pode auxiliá-lo na localização do endereço ou telefone de contato da empresa.
Procure a empresa e verifique as formas de pagamento disponíveis.
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Já paguei minha dívida. Como faço para tirar meu nome do Sistema?
A empresa, assim que recebe o pagamento do que lhe é devido, acessa o sistema SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito ao qual é filiada, e efetua o cancelamento do registro. Caso ocorra pagamento e o registro continue constando no serviço, mantenha contato com a empresa e informe sobre a permanência do registro. É preciso que a empresa verifique se não restam outros débitos seus. Feito isso, a empresa deverá providenciar o cancelamento.
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